14 de out. de 2009

Problemas com Epônimos?


Se você se depara com um epônimo e não faz a mínima idéia do que é, tipo "Sinal de Argyll Robertson", seus problemas acabaram.

O site Who Named It? (http://www.whonamedit.com/), que traduzido significa "Quem nomeou isto?", tem todos os epônimos do mundo. E tem também a biografia e bibliografia de cada cientista que marcou a história nomeando alguma estrutura anatômica ou algum sinal semiológico.

Por exemplo, você sabe o que é o Ducto de Wirsung?

Se fizer a busca no site, ele explica que é o Ducto Pancreático, e ainda dá a referência bibliográfica relacionada. No caso é: "J. G. Wirsung: Figura ductus cuiusdam cum multiplicibus suis ramulis in pancreate a Jo. Georg Wirsüng phil. et med. D. in diuersis corporibus humanis observati. Padua, 1642."

E olha que interessante, você pode clicar no nome do figurão que descreveu esta estrutura, o Johann Georg Wirsung, e ler a biografia dele, super curiosa. Primeiro, o cadáver em que foi descoberto o ducto era um assassino que foi enforcado em praça pública. Segundo, rolou uma disputa com uns alunos do cientista, a respeito da autoria da descoberta; um guri de 19 anos reclamou que tinha descoberto o ducto de Wirsung 1 ano antes! O pior é o fim do coitado: Wirsung morreu assassinado dois anos depois de publicar a descrição, devido às richas da autoria. Mas pelo menos deu tempo de guardar o nome na história da anatomia.

A imagem abaixo é uma cópia da publicação do pobre cientista. Ainda bem que praticamente todas as estruturas anatômicas já estão nomeadas, não é professores? Assim evitamos quaisquer problemas com disputas de autoria.

Nenhum comentário: